segunda-feira, 31 de março de 2008

Segunda de segunda!


"Segundo dia da semana, a partir do domingo, entre este e a terça-feira". É essa a explicação encontrada no grandioso Dicionário Houaiss sobre o verbete "segunda-feira". O lexicógrafo em questão é de primeira, obviamente, mas cá pra nós, a definição é pra lá de segunda. Até parece que a segunda-feira é somente um dia que está no meio de outros dois dias! Segunda-feira é um termo metafórico e (por que não dizer?) prejudicial à saúde! Prova é o mal-estar que grande parte das pessoas sente nas noites de domingo - moléstia esta que batizamos aqui como Tensão Pré-Segunda, ou simplesmente "TPS". Ninguém encara a segunda-feira como o segundo dia da semana, mas como o primeiro. Caso contrário, a gente planejaria começar aquela dieta impossível rumo ao manequim 38 no domingo. É por essas e outras que podemos concluir que a segunda-feira é, já em seu conceito inicial, uma pegadinha de mau gosto. Um dia nada confiável, que sofre de crise existencial e tenta enganar a todos, passando-se pelo "primeiro dia da semana". Proponho, então, um boicote à segunda-feira, esse dia de quinta. Como? Tratando-o como o último, digno de celebração por tudo de bom que aconteceu no final de semana e tudo o que ainda está por vir na semana que vem. Em outras palavras, minha gente, dieta ou matrícula na academia, só na terça. Porque segunda é dia de se esbaldar em algum programa de primeira!

6 comentários:

Neni Negri disse...

Que idéia genial! O blog já entrou para a lista dos meus favoritos. =)
Besitos.

David Lopes da Silva disse...

Gostaria de secundar-lhes que tenho oito aulas na quinta, oito na sexta, oito no sábado e oito no domingo. Isso me faz um segundeiro de segunda, pois a segunda é o meu domingo?
Beijos!

Unknown disse...

Na época dos Império Romano, segunda-feira era o dia de adoração da lua. Em várias línguas (latinas e germânicas) você ainda lê essa marca: lunes, lundi, monday (moon day)... O nome só mudou por causa da Igreja, preocupada em erradicar o paganismo. Mesmo assim, vocês acertaram em cheio. Tem tudo a ver pensar, sentir e vivenciar a segunda-feira como um dia em que você está de saco para a lua, ou, literalmente, com o humor revirado como as marés! Salve esse blog, que maravilha... Por favor, caprichem nas sugestões para vitalizar esse dia natimorto...

Anônimo disse...

Garotas de segunda com blog trocadilho :) Suerte!

Unknown disse...

Maravilhoso este texto amei...segunda será apartir disso aqui o melhor dia da semana vamos vitalizar o dia natimorto-gostei
bjs

Ju Portas

Paloma Lopes disse...

por etapas:

* rê, gatinha, ex-estagiária de primeira, fico feliz que tenha gostado da idéia! apareça sempre e quando quiser, envie sugestões!

* dá, você não está mais dando aulas às segundas? sua semana começa na terça? se sim, preciso saber: você sobre de TPT? hummm, filosófico isso, meu irmão-filósofo-querido! saudade, saudade! mostre o blog pra carmel, minha cunhada de primeira! beijos!

* alê, esse lance da lua é muito interessante, pode render um post (dia de lua, saco pra lua, tudo isso aí). gostei. obrigada pela dica e apareça sempre por aqui!

* don (nunca sei se é com M ou N, afff), obrigada pela visita, ajude-nos a divulgar nosso blog pois tô ligada que você é super blogueiro!

* ju, irmãzinha linda e amada, que bom que gostou! venha aqui sempre e envie umas sugestões de primeira quando tiver um dia de segunda, ou uma sugestão de segunda quando tiver um dia de primeira!

beijos a todos e obrigada pela força!