segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Papo de princesa


Ontem levei Anita, a filhota de 5 anos, ao show Disney On Ice, no ginásio do Ibirapuera. E chorei! Em pleno domingo, meio-dia. Combinamos com a mãe da Marcia, uma amiguinha da escola, e fomos as quatro. Anita vestida com a fantasia da Cinderela, com direito a maquiagem conquistada no choro. Minha lembrança do Holiday On Ice era de infância: lá pelos 7 anos eu tinha ido com meus pais ao show no gelo, no mesmo ginásio. Claro, o palco agora me pareceu minúsculo. Mas o show continua um clássico de primeira: as fadas e as princesas todas, os príncipes, as roupas cheias de brilho, os cenários fluorescentes, rodopios e efeitos inacreditávies, as músicas dos filmes... De repente, eu e a mãe da Marcia nos pegamos com os olhos cheios d´água. E as menininhas em êxtase, claro. "Mas cadê a Cinderela?", perguntava Anita, a cada cinco minutos. É a princesa preferida dela. E da amiga também. Já tinha rolado a história da Jasmine, da Ariel (A pequena Sereia), da Branca de Neve, e até da Mulan, a menos popular... Pensei: se a Cinderela não aparecer, estou frita. Mas tinha um bom motivo: Cinderela veio em grande estilo, depois do intervalo. Foi a história de princesa mais longa, encenada em detalhes. Cinderela deve ser a preferida da maioria. Por quê será? "Porque a Cinderela não tem ninguém por ela", disse minha amiga, mãe da Marcia. É mesmo! Branca de Neve tem o apoio dos anões, Ariel tem seu pai, o rei Tristão, A Bela Adormecida é criada pelas três fadinhas (Fauna, Flora e Primavera), enquanto Cinderela é órfã, vive na mão da madrasta e daquelas duas irmãs de quinta, enfim, é uma batalhadora... Sim, ela tem a ajuda dos ratinhos e da fada madrinha. Mas não tem uma casa em que se sente bem nem uma figura de proteção, como as outras princesas. E consegue mudar seu destino, depois de se ferrar muito! Vai ver por isso é a mais admirada de todas - o show do gelo termina com o casamento de Cinderela, e as outras princesas e seus respectivos príncipes como convidados. E muitos fogos de artifício! E lágrimas de mães como eu! Porque sonhar é sempre de primeira: "Um sonho é um desejo da alma", diz a música da Cinderela... Aqui, um trecho desse clássico da Disney. Será que essa teoria sobre a Cinderela procede? O que vocês acham?

8 comentários:

Carolina disse...

Cinderela é o sonho mais recôndito de todos, né?
Tbém revivi muitas coisas guardadas além das histórias especiais que habitam os sonhos de menina quando levava a minha pequena, hoje com 15 anos, para estes shows.
Lindo!
bjos meus

marcia disse...

Nunca tinha pensado assim...pode ser. Minha personagem favorita é a Bela Adormecida.Quando minha filha era bebê eu cantava a musica do desenho para ela dormir.Sempre que posso vejo os desenhos animados.Adoro!
Bjos

Carrie disse...

eu particularmente sempre gostei mais da Cinderela!
lembro que o primeiro livro que ganhei da minha mãe era sobre a história dela. Eu e minhas irmãs ficavamos horas só olhando (pq não sabiamos ler)..rs

bjinhus!

Rosane Queiroz disse...

Carolina, o grande barato é esse, reviver os nossos sonhos nos delas... Beijos

Marcia, os desenhos animados sao uma bela terapia. O meu preferido e o da pequena sereia!

Carrie, voce é a cara da Cinderela!

bjos

Isolda disse...

E eu gostava (ainda gosto) da Branca de Neve. A menina que tinha problemas com a mãe (madrasta-mãe ou mãe-madrasta..rs) mas que tinha ajuda dos amigos (sete anões)Mesmo sendo uma verdadeira princesa, fugiu de casa e nem se importou em fazer serviços domésticos e de quebra ainda ajudou uma velhinha a vender maçãs.Quer saber? No angulo dela, ela nem se ferrou. Ela fez o desejo (que era encontrar o principe) mordeu a maçã, dormiu e qdo acordou, ele estava lá. Sortuda, hein?
Adorei Ro. Parabéns pela indicação ao premio. Vc merece, mesmo.
beijos
Isolda

Valéria Martins disse...

Você não vai acreditar, mas eu vou levar meus dois filhos - que já são grandinhos - para assistir aqui no Rio. Pô, eu ia todo ano, isso marcou a minha vida!
Beijocas, parabéns pelo lindo post!

Anônimo disse...

quando criança eu tinha pena da cinderela justamente por ela não ter o amor que eu recebia dos meus pais, e hoje tenho uma irmã com 8 aninhos que ama a cinderela pelo mesmo motivo!
bjso

Isolda disse...

FALHA NOSSA..
Depois de muitas reunióes e discussões sobre o polemico assunto das princesas. Aqui em casa, chegamos a conclusão que Branca de Neve "não foge" ela é expulsa de casa sob pena de morte. Mas mesmo ameaçada, ela não se esconde, não muda de país nem nada. Negocia com o caçador, vai trabalhar em casa de familia e se dá bem. Consertei..rs..