quarta-feira, 17 de junho de 2009

Xixi ecologicamente correto


Você faz xixi no banho? Não? Tem certeza? Pois bem, então segundo dados da S.O.S. Mata Atlântica, você faz parte de uma minoria. É isso mesmo, de acordo com a ONG ambiental, 73% das pessoas aproveitam o momento "chuveirada" para também fazerem aquele xixizinho básico - e, com isso, consciente ou inconscientemente, deixam de desperdiçar 12 litros de água por dia. Tudo porque não apertam uma descarga. Se a pessoa toma dois banhos diários então, a economia é de 24 litros, olha que maravilha! Pois bem, diante desta descoberta espantosa de que a grande maioria das pessoas faz seu xixizinho no box, a S.O.S. Mata Atlântica resolveu criar uma campanha para convencer os outros 27% de que urinar no chuveiro é legal. Tem até site: www.xixinobanho.org.br! Lá, além de inúmeros dados sobre o desperdício de água, também há orientações sobre os cuidados que todo mundo deve ter para não acabar contaminando outras pessoas com as toxinas de seu xixi (é, é isso mesmo, o certo é urinar logo no comecinho do banho, pra que depois a água limpe a área, hmm, digamos assim, "mijada"). Olha, eu caí na gargalhada quando soube desta campanha. Sim, a causa é de primeira, maravilhosa; a idéia é absolutamente inusitada e engraçada, mas essa coisa de xixi no banho não me agrada não - até porque aqui em casa o box, na verdade, é uma banheira bem branquinha. Eu fiquei espantada mesmo foi com esses dados... Verdade que 73% das pessoas fazem xixi enquanto estão no chuveiro? Será? O que você acha?

19 comentários:

Roberta de Souza disse...

Eca!! Isso é horrível, se a pessoa faz xixi lá o tempo todo e o banheiro nao for bem limpinho deve ficar com uma catinga de xixi do caramba ein!
sem falar daquelas mosquinhas de banheiro!!
Mil vezes eca!!!

Fernanda disse...

Gente isso é medonho! daqui a pouco vou bater pedra pra acender o fogo..ahahahahaha
nao faço pq o banheiro fica fedendo.nem to com essa consciencia toda nao....

Ana Rosa disse...

Olha, que dia desses, antes dessa divulgação, havia brigado com o meu filho, porque toda a vez que ele tomava banho, fazia xixi no box. Quando ele viu a reportagem, falou cheio de autoridade:
- viu mãe, na verdade eu era ecológico e a senhora não está deixando eu ajudar a preservar a natureza...
Fiquei com cara de boba e claro que ele voltou a fazer xixi no box, e com a consciencia tranquila.

Andréa disse...

credo...o banheiro do maraca, com aquele "perfume" então é eologicamente correto??? to fora...argh

Ita Andrade disse...

Falando sério!
Eu faço xixi no banho ha muiiiiiiiiitos anos. Não sei quando e como isso começou e não havia nada de consciencia ecologica até enfrentar a enchente de 1983 em Blumenau, com um brutal racionamento de agua. Nessa ocasião ensinei meus filhos pequenos a fazerem xixi bem em cima do ralinho logo no começo do banho. Não vejo nada de antihigienico nisso. Li uma entrevista com Madona ha muitos anos, onde ela declarava fazer xixi no banho. Ainda que fosse por uma de suas exentricidades, a mim pareceu normal. Agora existe uma necessidade e só torce o nariz quem ainda não entendeu que a agua vai acabar. Quando isso acontecer nossos conceitos de higiene irão mudar radicalmente. Será que poderemos nos dar ao requinte de fazer um um xixizinho no banho? Teremos agua na torneira do chuveiro para gastar em devaneios de sabão perfumado?
Abraço pra tu Palomita

Paloma Lopes disse...

queridas,
acho mesmo que este é um assunto polêmico - foi inclusive este o motivo que me fez postá-lo aqui, ainda que eu tenha ficado a par desta campanha há um bom tempo (durante meu período de silêncio aqui no garotas).
ontem mesmo eu e rô estávamos falando sobre o tema. quero ressaltar que em meu post não entrei nos méritos de dizer que fazer xixi no banho é "higiênico ou anti-higiênico", certo ou errado, isto ou aquilo.
pra ser bem sincera, na minha modesta opinião, o mais inusitado de tudo não é o xixi em si, mas a campanha - que me arrancou, sim, algumas gargalhadas.
a causa é de primeiríssima, maravilhosa - e acho que isso, em pleno século 21, todo mundo sabe -; no entanto manifestei a minha opinião pessoal de que comigo aqui em casa não rola, até porque tem a história da banheira - e também porque o banheiro não é só meu, afinal divido a casa com outra pessoa.
enfim, a verdade é que o assunto virou um post justamente por ser inusitado. de qualquer maneira, peço desculpas se pareceu fútil, banal ou inconsciente.
beijos,
paloma

ALOBONDER disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paloma Lopes disse...

caro alobonder, muito obrigada pela correção, realmente cometi um deslize matemático de quinta! mil perdões!
beijos,
paloma

Ita Andrade disse...

A mim não pareceu futil, banal ou inconsciente. Parei para comentar porque o post foi de primeira.
Um beijo

Malu 172 disse...

Falta de higiene hein...

obs: eu adoro esse blo.

http://ap172.wordpress.com/

Malu 172 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh
Quem nunca fez um xixizinho esperto debaixo da água quentinha do chuveiro????
Eu faço.
Como meu banho é longo acho que o box fica 'tranquilo' ao final. E tem mais: o banheiro é lavado constantemente, como manda a boa higiene.
Então, faz bem ao meio ambiente e não tem nada de "banheiro de maracanã" não!!!

Bjs

sonia disse...

QUEM NÃO FEZ...QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA....
Parem com isto pessoal, todo mundo ja fez e FAZ xixi no banho.

Cruela Veneno da Silva disse...

eu não faço xixi no banho

olha meu post:

http://calcinhasnobox.blogspot.com/2009/05/nao-mijo-no-pe-dos-outros.html

Raquel Diniz disse...

Huurggh.. 72%.. a campanha é realmente interessante e engraçada, mas não obrigada..uehuhe
^^

Lúcia Soares disse...

Não digo se faço ou não. Mas digo que não tem nada de antiigiênico.Feito no início do banho e jogando água por cima, mais o sabonete que escorre do corpo, o box fica limpo e sem cheiro. Quem tem criança em casa sabe bem que é normal que ela faça xixi no banho. É automático, abriu a torneira, vem a vontade. Acho ótimo se falar sobre isso, não acho assunto banal nem fútil,não!

Ka disse...

eu f aço!! mas o meu ralo fica praticamente embaixo do chuveiro, entao nem dá pro xixi se espalhar e deixar com cheiro ruim o box...

ALOBONDER disse...
Este comentário foi removido pelo autor.