sexta-feira, 13 de junho de 2008

Sexta-feira 13: um dia de quinta?



Você tem triscaidecafobia? Ou seja, medo do número 13? Eu não chego a tanto, mas sempre que o calendário marca sexta-feira 13, é inevitável lembrar que o azar existe. Mesmo que nada de sinistro aconteça. O estigma em torno do 13 vem de várias lendas. Uma delas, da mitologia nórdica, conta que Odin, chefe de uma tribo asiática, estabeleceu seu reino na Escandinávia. Para administrá-lo, Odin teria escolhido doze sábios. Para festejar, organizou um banquete Valhalla, a morada dos deuses. Loki, o deus do fogo e da discórdia, apareceu sem ser convidado e armou uma baita confusão, que acabou no assassinato de Balder, filho de Odin e preferido dos deuses. Daí começou a crendice de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa. A última ceia de Cristo remete à mesma superstição: participaram do jantarzinho os doze apóstolos e Cristo, num total de 13. Como terminou a ceia? Com a crucificação e morte de Cristo, numa sexta-feira. E mais: na antiga numeração hebraica, a letra que indicava o 13 era a mesma usada para a palavra morte. Eu, hein? Já os otimistas, que não ligam para a má fama do 13, se agarram na idéia de que o número reduz para 4 (1 + 3 = 4). E o 4 sería símbolo de sorte. Os mexicanos primitivos também consideravam o 13 santo. Adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Nos Estados Unidos, o 13 é o máximo. Eram 13 os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. E a águia que estampa a nota do dólar tem 13 penas em cada asa. O que você acha? 13 é sinal de sorte ou azar?

8 comentários:

historias na cozinha disse...

Oi querida obrigada pela visita, adorei, viu ? E qt a receita mando sim..vai ser um prazer para mim, sou leitora de vcs a muito tempo, e me divirto muito....beijocas da cozinha, Célia.

marcia disse...

oi meninas!gosto muito do blog de vcs.descobri atraves do caixadegis.tb sofro de tps.tdo domingo a noite quero cortar meus pulsos!rsrs.não acho que sexta-feira 13 seja um dia apocaliptico mas podendo evitar...bjocas e um otimo findi

Anônimo disse...

adorei a história!
não acho que seja azar.........não acontece nada de pavorso comigo nem com quem conheço!
um dia como outro qualquer!
beijos

ALOBONDER disse...

Quatorze.

Rosane Queiroz disse...

Beleza, Célia, vamos aquardar.

Marcia, então nos diga quais são os seus antidotos para a TPS, vamos divulgar!


Rafa e Alo Bonder,
voces são pessoas de sorte!

bjos, rosane

Anônimo disse...

ahhh... eu não acreditava não. até que um dia paguei pra ver.
melhor nem pensar!
beijos, Gi

Paloma Lopes disse...

ainda bem que esse mito rola com a sexta-feira, pois pelo menos temos o final de semana em seguida, para nos recuperarmos dos possíveis sustos. já pensou se o dia do azar fosse uma segunda 13? ave maria. aí eu não ia sair de casa...

beijos, meninas!

Anônimo disse...

Sou 13.