terça-feira, 12 de agosto de 2008

El Rincón de los Canallas


Sou a favor da lei seca, com um mínimo e tolerância. Um choppe, uma taça de vinho, enfim, uma porcentagem de álcool saudável, que não coloque em risco a vida de ninguém. Tudo ou nada, nesse caso, é muito. Mas esse papo de bar da Paloma (post abaixo) me fez lembrar, sei lá por que, de uma noitada regada a pisco num dos lugares mais Kitsch que eu já fui na vida. O El Rincón de los Canallas, em Santiago, no Chile. A entrada mais parece uma borracharia, mas quem tiver coragem de tocar a campainha vai conhecer um pedaço da alma do Chile: a casa do socialista Victor Painemal, que ainda atende a porta em pessoa, foi um refúgio dos "canalhas" (como Pinochet chamava seus opositores) durante a ditadura. Ainta hoje é preciso chegar lá com uma "senha". Antes de abrir a porta, te peguntam: "¿Quien vive canalla?", e a resposta certa é: "Chile Libre!". Do contrário, a porta não se abre. Lá dentro, mesas de fórmica vermelha, paredes forradas de bilhetes e pôsters, pratos batizados de "atentado" e "guerrillero", e uma dupla de música típica embalam os clientes, gente do mundo todo, que deixa ali o seu recado, a sua utopia, ainda que tardia. Pena que, procurando uma foto para ilustrar esse post, soube que o boom imobiliário no centro de Santiago vai derrubar o prédio onde fica o Rincón de Los Canallas, em questão de meses. Então, quem for ao Chile, corra, porque El Rincón está com os dias contados... Vai lá: San Diego 379 - B, Santiago, www.canallas.cl. E o seu lugar mais kitsch, qual foi?

6 comentários:

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Rosane, de verdade que precisa de senha pra entrar!!?? Que máximo!
O meu lugar mais assim que já fui foi numa cidadezinha da Inglaterra, nem lembro o nome. Era um pub bem muquifinho, bem apertado e escuro... o dono da casa que eu fiquei que me levou, super exclusivo e tal, qdo cheguei lá, advinha!? Sir Paul Mccartney tocando!! Pena que na época (98) máquina digital era delírio, mas o "proibido fotografar" já imperava!
Bjo
*lala*

Rosane Queiroz disse...

Ah, não acredito, Lala!

"Não fotografou, dançou", lembra daquela propaganda que dizia isso?

sim, lá no rincón tem que saber a senha, e fazer reserva antes de ir também. é um barato. a coisa rola no boca a boca

ah, linkei voces hoje aqui no garotas, viu?
de garotas pra garotas... beijos

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Pois é!! Ele, o banquinho, o violão e nada de flashes!

Se eu pudesse, eu iria agora pro Chile! Chi chi chi le le le, viva el Chile!

Valeu pelo link!
Bjo
*Lala*

Paloma Lopes disse...

ai rosita, quero muito ir nesse babado! adorei, adorei! e agora? como faço pra ganhar uma viagem pro chile?

ps: lalaaaaaa, meniiiiina, você viu paul (olha que íntima, eu) tocando a la 'um banquinho, um violão'? não acredito! isso é muito de primeira, ave. muito, muito. sou sua fã!

beijocas!

Ita Andrade disse...

Ai como adoro vcs! Me resgataram uma lembrança perdida e linda... e o que era para ser um coment vai virar um post no bicho da seda...estao convidadas a conhecer o bacalhau da Manuela...
Por hora deixo muitos beijinhos grandes! (coisa de portugues mesmo)

Rosane Queiroz disse...

Ita, pode postar, que agora a gente quer saber dessa história!

beijissimos, ro