quarta-feira, 18 de junho de 2008

Comidinha cubana


Tem coisa mais de primeira que arroz e feijão? Eu só conhecia a dupla servida separadamente, até que fui a Cuba e me apaixonei por um dos pratos mais populares da culinária local: "Moros y Cristianos", ou mouros e cristãos, ou ainda arroz e feijão, só que cozidos juntos. Algo parecido com o nordestino baião-de-dois. Embora o forte da ilha não seja a culinária (tem muita gordura e carne de porco na mesa deles), essa receitinha vale a pena. Um taxista em Havana foi quem me ensinou, e revelou o segredo do gostinho que eu não conseguia decifrar: cominho! Parece estranho, mas fica bom! Domingo passado fiz em casa e foi um sucesso. Que tentar? Lá vai:

Moros Y Cristianos

Ingredientes: 2 xicaras de arroz, 3 xícaras de feijão preto cozido (al dente),
5 dentes de alho espremidos, meia cebola picadinha, 1 colher de chá de cominho, 1 colher de chá de orégano, 1 pitada de pimenta do reino, 1 colher de sopa de bacon picadinho (opcional), sal a gosto


Como fazer: Não tem segredo. Consiste basicamente em cozinhar o arroz no caldo do feijão, assim: cozinhe o feijão em bastante água, sem tempero, até os grãos ficarem al dente, e reserve. Frite os temperos numa panela funda, coloque o arroz e, em seguida, o feijão (sem o caldo), mexendo, até que os grãos fiquem bem misturadinhos. Depois acrescente quatro xícaras do caldo do feijão e deixe cozinhar, até o caldo secar. O barato é que o arroz e o feijão ficam juntos, mas soltinhos. E, por causa do caldo, o arroz fica bronzeado (como na foto).

ps: qual é a sua receita de primeira com ingredientes simples ou "de segunda"? Mande pra gente!

7 comentários:

Paloma Lopes disse...

eu perdi esse super almoço? oh, deus! rô, não posso perder o próximo. porque esse prato me deixou com água na boca...

historias na cozinha disse...

Hummmm, amei vou fazer esse negócio, beijocas, Célia.

ALOBONDER disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosane Queiroz disse...

Xa comigo, paloma, vamos providenciar uma segunda rodada!

Célia, tente, depois me conte.

Capitão? bom, feijào com farinha tambem é bom!

Anônimo disse...

Vai se meu almoço de domingo...parece uma delícia!

Anônimo disse...

Adoro, simples e saboroso!

brzz disse...

O que será que los hermanos Castro comem ??