quarta-feira, 11 de junho de 2008

Movimento Pró-Saci


A proposta é magnífica: valorizar a cultura popular brasileira. Afinal, o que é um povo sem seus mitos e lendas? Chega de nos apropriarmos dos heróis dos outros! Xô Pokémon! Xô Homem Aranha! É por essas e outras que venho a público para divulgar a Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci), uma Organização Não Capitalista (ONC) de primeira criada na cidade de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. Seus integrantes acreditam no Saci Pererê, mito que é conhecido do Oiapoque ao Chuí, e defendem que o dia 31 de outubro o povo brasileiro deixe de festejar o Halloween e passe a comemorar o Dia do Saci. Fora isso, também estão criando um movimento para que o mascote da Copa do Mundo de 2014 seja o simpático pernetinha de gorro vermelho na cabeça e cachimbo na boca. Diz a mensagem escrita pelo jornalista, escritor, geógrafo e co-fundador da Sosaci, Mouzar Benedito, que a querida amiga Maria Cláudia Miguel, outra sacióloga, fez questão de me repassar:

“Vem aí a Copa do Mundo (2014 tá longe, mas é bom começar logo) e com certeza os marketeiros e lobbistas vão querer inventar uma mascote besta que nem o tal de Cauê (aquele sol esquisito) dos Jogos Panamericanos.
Que tal começarmos já uma campanha para que a mascote seja o Saci?
Veja as vantagens:
Primeiro, não seria preciso pagar direitos autorais a ninguém. No máximo, o que poderia ser feito é um concurso para cartunistas etc, para escolher o melhor desenho.
E por que o Saci?
Ele é a síntese da formação do povo brasileiro:
É o mito brasileiro mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro (Boitatá, Curupira e mesmo a Iara requerem explicações quando a gente fala deles, em alguns lugares. O Saci não).
É o típico brasileiro: mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.
E tem mais:
- no início era um indiozinho protetor da floresta. Tinha duas pernas.
- depois foi adotado pelos negros e virou negro. A perda de uma perna tem várias histórias. Uma delas é que ele foi escravizado, ficou preso pela perna, com grilhões, e cortou a perna presa. Preferiu ser um perneta livre do que escravo com duas pernas. É um libertário, então.
- dos brancos, ganhou o gorrinho vermelho, presente em vários mitos europeus. O gorrinho vermelho era também usado pelos republicanos, durante a Revolução Francesa. Na Roma antiga, os escravos que se libertavam ganhavam um gorrinho vermelho chamado píleo.
Só não tem orientais nessa história porque eles chegaram mais tarde, já no século XX. Mas dizem que já foi visto um Saci de olhinhos puxados, no bairro da Liberdade, o Sashimi.
Você pode entrar no sítio da Sosaci que tem um monte de histórias de gente que viu o Saci, inclusive esse Sashimi (é a quarta ou quinta história).
Então, olha aí uma proposta, pedido, convocação ou sei lá o quê: entre nessa também.
Se você topar, vai ser uma baita força. Ajude a divulgar esta idéia e, se tiver condições, escreva, fale com quem tem espaço na mídia para que declarem sua adesão nos jornais, revistas, rádio, TV, blogues etc.
Já pensou o Saci em camisetas no mundo inteiro? Ele provocaria muito interesse dos outros povos para a cultura popular brasileira. Coisa que esses símbolos bestas (como o dos Jogos Panamericanos) não fazem”.

Que tal? Vamos apoiar esta causa de primeira?

10 comentários:

brzz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
brzz disse...

Me desculpe a falta de correção política, mas como eleger um mascote perneta para a copa do mundo???

Paloma Lopes disse...

simplesmente porque o perneta em questão é uma das maiores lendas do país que será sede da copa do mundo em 2014, jacuzinho! 'isso aqui ôô, é um pouquinho de brasil iaiá'... pra que importar outros heróis, se já temos os nossos? hein hein?

brzz disse...

Herói?? Um coisaruinzinho marrento que dá nó em crina de cavalo e talha o leite? E ainda por cima, tabagista?? Coloca o Macunaíma de vez!

Rosane Queiroz disse...

Voces dois estao me fazendo morrer de ria!
paloma, talvez o brzzzz tenha razao, o saci esta mais para mascote da paraolimpiada

quem poderia ser o heroi brasileiro? lembrei do ze carioca, mas e do walt disney... enfim, vamos abrir o concurso
bjs

Eduardo Barrox disse...

legal esse blog!
um abraço

Anônimo disse...

Opa!!! O Saci já é mascote do meu time: O Internacional de Porto Alegre. Pode conferir:
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=1&setor=5&secao=13

ALOBONDER disse...

Voces conhecem a piada do Saci?
Aquela do Saci com a Saci, quando eles estão transando?
Feliz dia dos namorados e feliz dia de Santo Antônio, santo casamenteiro que no sincretismo fantástico vem à ser o pai do Saci.
Ou não?
Eita anti-herói porreta!

Paloma Lopes disse...

como será que o saci faria para fazer um gol?

ALOBONDER disse...

De sem-pulo.