terça-feira, 4 de novembro de 2008

A favorita do Youtube



Outro dia fui a uma palestra do cientista pernambucano Silvio Meira, tido como uma das cem pessoas mais influentes do Brasil (segundo lista da Exame). Era um papo sobre tecnologia promovido pela agência Talent. Silvio falava das muitas mudanças tecnológicas que nos esperam nos próximos dez anos e de como a internet mudou radicalmente nossa vida e relacionamentos. Lá pelas tantas, ele mostrou, como exemplo dos fenômenos que acontecem na rede, a novela "Mina e Lisa", de produção (quase) caseira, exibida apenas no Youtube, que chegou a ter 1 milhão de espectadores. Isso mesmo. 1 milhão. Uma novela sobre o cotidiano e os dramas de duas adolescentes japonesas no Brasil. Silvio disse que a tal novela era feita por um sujeito chamado Helio Ishii... Pensei: "É o pai do Caio!". Explico: o Caio é um garotinho de 4 anos, a coisa mais fofa, amigo de escolinha da minha filha. Em uma festinha infantil da vida, Helio havia comentado que produzia uma série na internet, e não dei muita bola. Passou. Depois da tal palestra, reencontrei Helio e finalmente entrei no link de "Mina e Lisa". Só vendo. O texto é bem sacado e a trilha sonora japa, de uma cantora chamada Haikka, de primeira (adorei a canção "Nananana")... Dá uma olhada:



Por essas e outras, convidei Helio Ishii, "um diretor de terceira", como ele se auto-define para responder nosso Quiz GS (Garotas de Segunda). Ele, que na verdade é de primeira (em tempo: é o cara de óculos com roteiro na mão, na foto do topo), conta que a idéia de "Mina e Lisa" pintou depois de produzir dois documentários sobre brasileiros que tentaram a vida no Japão. Helio conhecia duas garotas de 15 anos que viviam sozinhas em São Paulo porque os pais se mandaram do país. Elas inspiraram a ficção. "Não havia pretensão quanto a forma ou conteúdo. Queríamos falar de nós mesmos, vaidade de pessoas sem graça, meio sem rumo, meio esquecidas, com dramas pequenos mas não idiotas", diz ele. Depois de 24 capítulos, produzidos a partir de 2007, Helio está retomando (a pedidos) a criação de novas histórias. "É produção de segunda", avisa. "Ninguém ganha nada. Quase tudo emprestado. Nosso almoço é um cuscuz feito pela empregada de um amigo. Sem avisar, sem planejar, sem querer." Com vocês, o fantástico "pai do Caio":

QUIZ GS

1 Minha definição de segunda-feira: dia cru

2 Uma receita de primeira com ingredientes de segunda: Mina e Lisa

3 Uma balada de segunda (-feira): boteco do bairro pra beber e
voltar a pé

4 "Parece de segunda, mas é de primeira...": Séries de internet

5 "Parece de primeira, mas é de segunda...": Séries de internet

6 Uma pessoa de primeira: Convictas de segunda

7 Uma atitude de quinta: Controle na internet

8 Um programa de quinta: Windows

9 Um dia em que eu me senti de segunda - Qual a outra opção?

10 Um antídoto contra a TPS (tensão pré-segunda): Ter filho

A novela das oito que se cuide... E você, costuma ver séries na internet?

2 comentários:

Ana Rosa disse...

Adorei, muito legal, fiquei com vontade de continuar vendo, show. Eu gosto muito dessas coisas ditas "alternativas", vou procurar no youtube.

Lu Fuoco disse...

Rô!
Não sabia que você estava por aqui também...
agora não saio mais daqui...hehe